Sobre Toledo

História

Toledo foi a capital da Hispânia visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura da Península Ibérica no século VIII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade.Após a decomposição do Califado de Córdoba em 1035, tornou-se capital do Taifa de Toledo.

Em 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista. Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, sendo ainda hoje um centro de manufatura de facas e pequenas  ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo  para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou.

No século XIII, Toledo era um importante centro cultural sob o domínio de Afonso X, cuja alcunha era “El Sabio” (“O Sábio”) por seu amor ao conhecimento. A escola de tradutores de Toledo tornou disponí-veis grandes trabalhos acadêmicos e filosóficos originalmente produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa.

Patrimônio Mundial da Humanidade
A cidade de Toledo, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986, é uma pequena cidade encontrada no topo de uma colina com vista para o castelhano Rio Tejo. É ainda visto como o centro religioso da Espanha. Considerado por muitos como uma Segunda Roma - os residentes geralmente se referem a Toledo como “La Ciudad Imperial” (A Cidade  Imperial), Toledo não deixa de ser uma cidade única. Únicas em seus detalhes, sua história, sua cultura e charme. As três culturas das três religiões monoteístas - muçulmanos, judeus e cristãos - deixaram sua marca neste berço de civilizações.

Muitas lojas na cidade vendem objetos com a Arte de Damasquinado, artesanato da região de Damasco, trazida para a Espanha pelos mouros e também conhecida como Ouro de Toledo. Existem várias categorias de trabalhos com diferentes preços e qualidade, mas em geral são peças douradas em ouro ou imitação, fundo preto com incrustação de fios de ouro e prata compondo desenhos.

Entre as principais atrações de Toledo, naturalmente se inclui a magní-fica catedral da cidade, que abriga alguns belos vitrais, madeira delicada e esculturas de pedra e uma grande coleção de pinturas. Também digno de nota é o El Alcázar (o Alcázar), um forte que foi fundado há quase mil anos atrás e, para a arte espanhola, o Museo de Santa Cruz (Museu de Santa Cruz) apresenta uma extensa coleção, incluindo uma ampla seleção de pinturas do famoso artista da Renascença, El Greco. Relativamente perto é o Museo de Taller del Moro (o museu de Taller del Moro), onde você pode aprender mais sobre a construção da própria catedral de Toledo.

Na culinária, destacam-se o doce típico encontrado em todas as docerias, o mazapán - uma massa tipo marzipán mole - e as chamadas carcamusas, que consistem em carne de porco estufada com tomate. Este prato da culinária local é composto de um ensopado de carne magra de porco, chouriço, ervilhas e um toque de especiarias, criado por Don José Ludeña em meados do século XX. Dizem que este prato leva este nome “carcamusas” por um jogo curioso de palavras, já que o bar era frequentado por clientes do sexo masculino de certa idade (os carcas) e algumas mulheres mais jovens, que eles consideravam como suas musas. O guisado de Don José era apreciado pelos dois grupos, homenageando assim os Carca e suas Musas.

Informações úteis

Clima
Toledo tem um clima mediterrâneo continental com precipitação escassa concentrada na primavera e no fim do outono, com seca no verão e acentuada oscilação térmica diária. As temperaturas são frias no inverno, com geadas freqüentes, e altas no verão, às vezes, com picos superiores a 40 graus. Em julho, as temperaturas variam dos 25 aos 40 graus, em média.Por isso, é importante levar roupas leves na bagagem. Além disso, devido ao grande número de ladeiras, é recomendável o uso de sapatos confortáveis.

Comércio
O horário comercial mais comum é de segunda a sábado das 9h30 às 13h30 e das 16h30 às 20 horas, com um intervalo para a tradicional siesta espanhola (descanso no meio da tarde após o horário do almoço). Grandes shoppings e lojas estão abertos continuamente das 10h às 21h ou 22h. Uma prática que é comum aos cafés e bares, em muitos dos quais são servidos petiscos, conhecidos como “tapas” e “bocadillos”. Em alguns domingos do ano, os supermercados também estão abertos ao público.

Vida noturna
A noite em Toledo tem um significado especial, principalmente de quinta a domingo.  Alguns pubs, bares e discotecas ficam abertos até 3h ou 4h da manhã.

Transporte público
Em Toledo, o transporte público é feito por ônibus e táxis. O bilhete unitário do ônibus custa 0,95 Euros, mas existem tarifas mais baratas quando comprado em maior quantidade. Para mais informações, consulte o site http://www.unauto.es/tarifas.php. Telefone de Radio Taxi Toledo: 925 25 50 50 - 925 22 70 70

Informações turísticas
O escritório de informações turísticas em Toledo está localizado na Carretera de Madrid, próximo ao portão principal, oficialmente conhecida como a Puerta Nueva de Bisagra. Um quiosque de turismo adicional encontra-se na ‘Plaza del Ayuntamiento”, perto da catedral.

Localização: cerca de 70 km a sudoeste de Madrid

Tempo de viagem: aproximadamente 1 hora e 15 minutos de Madrid

Idioma: espanhol castelhano

Fuso horário: 4h a mais em relação ao horário de Brasília.

Código de país (telefone): +34

Código de área (telefone): 91

Religião dominante: Católica Romana

Eletricidade: 220 volts. Os aparelhos brasileiros precisam de adaptador para tomada européia. Recomendamos que os alunos já levem do Brasil tais adaptadores.

Temperatura média diária - janeiro: 9 º C

A temperatura média diária - julho: 31 º C

Altura acima do nível do mar: 529 metros

UNIVERSIDAD DE CASTILLA LA MANCHA

A Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) foi criada pela Lei de 30 de Junho de 1982 e entrou em vigor em 1985. Ela é uma instituição regional, que está estruturada em quatro campos: Albacete, Ciudad Real, Cuenca e Toledo.

Em 1999, foi criada a Fundación General UCLM que impulsiona inúmeras iniciativas culturais, sendo Ciudad Real sua sede principal. O programa “Español em Toledo”, que foi criado em 1984, se integra totalmente
a estrutura universitária em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário