UECE

A Universidade Estadual do Ceará-UECE é uma Instituição de Ensino Superior constituída em forma de Fundação com personalidade Jurídica de Direito Público, criada pelo Decreto 11.233 de 10 de março de 1975. Originou-se, a partir da reunificação de Escolas e Faculdades de Filosofia do Ceará, de Enfermagem São Vicente de Paula, de Serviço Social, o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

Além do Campus do Itaperi e do Centro de Humanidades, em Fortaleza, a universidade conta ainda com unidades em Itapipoca (FACEDI); Iguatu (FECLI); Limoeiro do Norte (FAFIDAM); Crateús (FAEC), além de um campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia, no município de Pacoti e a Fazenda Guaiuba, no interior do Ceará.

Em 2011, a UECE ofertou 63 cursos de graduação, com mais de 17 mil alunos matriculados; 111 cursos de especialização, mestrado e doutorado, com 3,6 mil alunos matriculados. Além disso, a Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, ofertou 45 cursos, certificando 34, 4 mil alunos; atendendo uma média de 80 mil pessoas/ano, de 52 municípios.

A administração atual está sendo exercida pelo Prof. Francisco de Assis Moura Araripe e pelo Prof. Antonio de Oliveira Gomes Neto, respectivamente Reitor e Vice-Reitor que assumiram em 26 de maio de 2008, encerrando essa gestão em maio de 2012.

Escritório De Cooperação Internacional – ECint

O Escritório de Cooperação Internacional - ECint funciona em estreita articulação com a Pró-Reitoria de Extensão e tem como principal objetivo a estruturação, institucionalização e consolidação da cooperação internacional. Este escritório trabalha na articulação de parcerias com centros de referência nacionais e de outros países, além de estimular, cada vez mais, a abertura e a ampliação de horizontes internacionais junto a toda a comunidade acadêmica, propiciando programas de imersão cultural e linguístico, como este apresentamos.

A Administração Superior da UECE, desde 2008, buscou dotar a instituição de uma base sólida para tratar de assuntos no âmbito das relações institucionais e internacionais, investindo no ECint que, sob a coordenação da Professora Celina Magalhães Ellery, também Pró-Reitora de Extensão, imprimiu uma nova dimensão às ações nesta área.

Consolidou-se, então, uma nova fase, com a crescente participação na organização e coordenação de eventos internacionais, formação de turmas para imersão cultural em outros países e ainda, mobilidade de professores e alunos da UECE e de universidades estrangeiras, em torno de projetos comuns e em cursos e intercâmbio acadêmico.




Mensagem do Reitor

Na última Conferência Mundial da Educação Superior (França, Julho de 2009), a UNESCO definiu o Ensino Superior como espaço prioritário a serviço da honra do espírito humano e instância, preponderante, para o exercício da Cooperação Internacional. Neste fórum, se expressou um forte combate ao colonialismo do saber e do conhecimento e foi proposta a busca da equivalência entre as regiões no mundo. A parceria da Universidade Estadual do Ceará com a Universidade de Castilla - La Mancha inclui-se, categoricamente, no foco dessa tendência. O crescente interesse demonstrado por alunos, professores e pessoas da sociedade, pelos produtos dessa parceria, que tem a cidade de Toledo, em sua cultura milenar, beleza medieval, singular produção artística e propalada gastronomia, como destino, a cada ano nos tem surpreendido.

Debitamos, contudo, na conta da tradicional Universidade – UCLM, nossa parceira, em sua já consagrada performance de qualidade, e ao excelente desempenho do nosso Escritório de Cooperação Internacional, o mérito decisivo pelo fortalecimento desse interesse. Nossa Pró-Reitoria de Extensão tem muito bem compreendida a importância da interdisciplinaridade para o ensejo do aprendizado da convivência com o diferente, com as diversidades socioculturais, com a pluralidade de idéias e ideais, na busca da inteligência coletiva. Recebam, portanto, nossos mais efusivos votos de uma viagem prazerosa e profícua em seu objetivo de proporcionar-lhes um curso de extensão de qualidade.

Representem nossa Universidade, Estado e País de forma criativa e socializem nossas oportunidades junto aos grupos que farão parte do programa ESTO (ESpañol en TOledo) Agradeço a confiança depositada em nossa instituição, ao mesmo tempo em que solicito transmitir, aos que fazem a UCLM, nossa disposição em dar continuidade ao objeto desta parceria e, certamente, de empreender outras iniciativas.

Francisco de Assis Moura Araripe
Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário